sábado, 18 de outubro de 2008

Relevo


O relevo do Sul do Brasil é bem variado com Depressões, Planaltos e Planícies. O ponto mais elevado da região sul é o Pico Paraná, com 1922 metros de altitude, localizado no estado do Paraná. O relevo desta região é dominado por duas divisões do planalto Brasileiro: o planalto Atlântico e o planalto Meridional.Em Santa Catarina,a planície costeira é estreita, principalmente no norte, e dessa forma continua pelo litoral paranaense, onde forma praias, dunas ou ainda restingas.

Planalto Meridional

O Planalto Meridional recobre a maior parte do território da Região Sul do Brasil, alternando extensões de arenito com outras extensões de basalto. Na Região Sul, são poucas as áreas que possuem tais solos, pois muitas vezes as rochas basálticas são recobertas por arenitos menos o norte e oeste do Paraná.

Planalto Atlântico (Cristalino)

O planalto Atlântico abrange os estados e Paranà e Santa Catarina. Nessa região, o planalto Atlântico é também denominado planalto Cristalino. Suas elevações formam os "mares de morros" e esse planalto estreita-se bastante.

9 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

eu adoreiiiiiiiiiiiii essa esplicação,foi por causa dele q tirei 80 na prova d geografia


vcs são d mais continue assim

Unknown disse...

noooooooooooooooooossa eu adorei

linda disse...

que droga de site

Unknown disse...

A linda tem toda razao esse site é uma bosta , nao tem sentido as coisas que está no site , a professora que deu 80 esta totalmente louca kkk.... SEM NOÇÃO ?!?!

universo disse...

Bom.Se eu tira uma boa nota no meu trabalho de geografia eu volto e te dou um
comentário melhor.

Anônimo disse...

VC SAO OS SEM NOCAO FILHO DA PUTA

Unknown disse...

horrível

Unknown disse...

Adorei tirei 90 no trabalho.
Quem fica falando mal desse site é porque é filha da puta